O turismo revela-se sempre uma boa aposta para qualquer instituição. Este garante não só desenvolvimento, mas também crescimento económico.
Relativamente ao Poder Local, cabe a este aplicá-lo estratégicamente, tendo sempre em conta valores como a preservação, conservação, beneficiação da população e do turista, valorização das tradições e costumes, etc.
Deste modo, quando certa Autarquia cria e desenvolve a sua própria estratégia turística, sabe que dela advirão benefícios que certamente levarão ao tal crescimento e desenvolvimento, benefícios como:
- A criação de oferta cultural e patrimonial, tendo em vista o reforço da identidade, património e cultura local. Ao dinamizar e reforçar a oferta, principalmente de produtos turísticos, qualifica-se o sector do turismo, satisfaz-se os visitantes que aumentam a sua despesa média e cria-se novas formas de lazer para usufruto da população local.
- A construção ou renovação de equipamentos de lazer e recreio que aumentam a visibilidade desta oferta, promovendo-a para que atraia turistas e habitantes locais, deste modo cria-se fontes de receita adicionais. Infra-estruturas e equipamentos sustentáveis em termos territoriais, sócio-culturais, patrimoniais e económicos.
- A melhoria da qualidade de vida dos munícipes, garantida também pelo desenvolvimento regional.
- Novas fontes de emprego tidas sobretudo pela criação de novas empresas.
- A preservação e conservação do património quer natural, quer histórico e cultural.
É devido a estes e outros benefícios que cada município deve apostar no Turismo como sector a desenvolver, reforçando assim as políticas definidas para esta área e definindo novas. Para que tais politicas sejam coerentes, cada município deverá aplicar a sua estratégia usando o planeamento adequado, que siga uma linha condutora que seja capaz de definir o concelho como um único produto, e tendo sempre em conta, que a qualidade é o atractivo máximo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário