"“Allgarve – experiências que marcam” é o slogan da nova campanha de promoção do Algarve que vai ser lançada no próximo mês nos meios de comunicação nacionais e internacionais. A nova marca destaca-se pelas cores frescas e energia que transmite, pretendendo “reforçar a marca Algarve, mostrando que esta região não é um monoproduto, mas que tem tudo para atrair turistas”, referiu Manuel Pinho durante o lançamento." [In Publituris, 2007]
Allgarve, é a utilização da língua inglesa, universal para demonstrar o valor do Algarve moderno. Hoje, uma boa marca, um bom marketing é meio caminho andando para o desenvolvimento de qualquer produto. A escolha desta conjunção de palavras foi isso mesmo, o tentar chegar a algo simples, de fácil entendimento, mas que ao mesmo tempo tivesse a facilidade de explicar tudo.
Deste modo, na minha opinião não acho de todo mau, alias até compreendo bem a mesma.
Contudo estamos a falar da transformação de uma palavra e ainda mais a fundo, de uma região, que cada vez se torna mais distante de Portugal.
Assim esta nova marca suscita estas reacções.
No meu ponto de vista, não acho mal nenhum e até acho redutor dizerem que cada vez mais estamos a ficar ingleses. Contudo, por outro lado também concordo que não primaram pela imaginação em português, tentando assim valorizar mesmo o essencial.
"Três milhões de euros vão ser investidos este ano na campanha de promoção da marca ALLGARVE e nos eventos a realizarem-se na região, anunciou o secretário de estado do Turismo, Bernardo Trindade. De acordo com o ministro da Economia, o programa de valorização turística do Algarve “vai repetir-se pelo menos ao longo de 3 anos e tem de ser levado para outras regiões do país”. “Este é um programa ambicioso para o mais importante destino de férias do país que visa uma diferenciação da oferta turística da região”, refere Bernardo Trindade," [In Publituris, 2007]
Contudo, nesta parte, no uso dos dinheiros públicos é que já a minha opinião muda.
O destino Algarve, é aquele em que se aposta sempre, aquele que tem sempre dinheiros para serem gastos e aquele em que a promoção é sempre maior.
Assim, pergunto: o que é feito do resto do pais? do PENT?
Portugal não é apenas Algarve, e por muito que o governo o proclame, já não investem, nem apostam com a mesma frequência nos outros destinos turísticos do nosso país.
Mas não é que o Algarve não precise, mas seria melhor que esse mesmo dinheiro fosse para a revitalização e reabilitação urbana, que em muitos concelhos deixa a desejar, e depois sim para animação, isto porque o Algarve, nem está assim tanto desprovido de animação.
Portugal é lindo e poucas pessoas conhecem-no bem. Para o todo global, deveria sim haver investimento. Para que outros concelhos com outro tipo de atractivos, também pudessem beneficiar com e do turismo.
Acrescentando que “a marca Algarve precisa de sofisticação e qualificação, por isso foi lançada uma campanha caracterizada pelo glamour e life-style que pretende captar públicos com poder económico, sofisticados e exigentes”.[In Publituris, 2007]
Nesta situação, também estou a favor, pois realmente o Algarve precisa de ganhar em sofisticação e qualidade. Sabemos que é este tipo de turistas que traz realmente beneficio, tanto económico, como de mudança de atitude.
Acredito que deste modo, o Algarve não teria de necessariamente passar a um destino caro, mas sim a um destino, onde a qualidade era notória, e logo a atractividade seria maior.
sexta-feira, 23 de março de 2007
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